WOW Academia  - A Comunidade da WOW Aceleradora
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Janeiro Branco – Quem cuida da mente, cuida da vida!

Plataforma Vibbra
jan. 24 - 6 min de leitura
000

Que tal garantir uma rotina mais saudável de trabalho e lidar melhor com a sua mente? O Janeiro Branco – mês da Conscientização da Saúde Mental e Bem-Estar – é um movimento que promove a discussão na sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. 

Os problemas psicológicos e transtornos mentais têm tratamento e podem ser prevenidos. Deste modo, a Vibbra! traz a seguir algumas dicas e informações que possam fazer a diferença na sua rotina de trabalho e na sua vida pessoal. Confira!

Janeiro Branco – O que é?

Janeiro Branco é um movimento mundial, que traz um alerta quanto a necessidade de conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde mental e bem-estar. Os problemas de ordem emocional e mental crescem a cada dia em todo o mundo, ainda mais com a pandemia, e muitos deles estão relacionados ao trabalho. 

Em resumo, a campanha envolve pessoas, entidades, empresas, organizações governamentais e não-governamentais, mídia, profissionais da saúde e todos aqueles que acreditam que saúde mental é um direito universal e precisa ser discutida. 

Vibbra! apoia esta campanha e você também pode fazer a diferença, revendo como anda a sua saúde mental, buscando apoio, se necessário, e ajudando a divulgar a importância de cuidar da mente, do corpo e do bem-estar.

Em destaque, o movimento do Janeiro Branco traz em 2022 o foco aos espaços abertos e on-line, devido à pandemia de COVID. De maneira autêntica, o lema deste ano é “Saúde Mental tem jeito sim, mas todo mundo precisa aprender o que fazer!”.

No entanto, segundo especialistas, ainda é um tabu falar de saúde mental no Brasil. Isto é, avançamos em tecnologia, ciência e cultura, mas há muitas informações desencontradas, preconceito e até violência contra quem apresenta alguma questão de saúde mental. Por isso, a importância desta campanha, que surgiu em 2014 e já teve grandes avanços – confira a página oficial do Janeiro Branco no Brasil

Por que é tão importante falar sobre saúde mental?

A saúde mental é uma condição para que você tenha uma vida mais gratificante, produtiva e saudável. Assim como é importante ir ao médico ou ao dentista regularmente, cuidar da mente e ir a um profissional especializado é fundamental para que você tenha mais entendimento sobre os seus aspectos psicológicos, não apenas quando reconhece que há um desequilíbrio que o afeta, mas durante o ano todo. 

Ou seja, conhecer-se, em todos os aspectos, evita problemas emocionais e psicológicos, traz o entendimento de tomar uma atitude e procurar ajuda quando algo não vai bem, e permite o desenvolvimento pessoal.

Certamente, é importante destacar que as doenças e transtornos mentais podem ser prevenidos e tratados. Não precisam ser uma sentença ou um estigma na vida de ninguém.

Além disso, saúde mental não se refere apenas à condição de se ter um problema de ordem mental, mas é um aspecto essencial de todo indivíduo, que deve ser cuidado com atenção a todo momento. 

Assim como o janeiro, que indica o início de um novo ano, é sempre possível reescrever a sua história, fazer escolhas mais assertivas e saudáveis, e viver plenamente a sua vida.

Saúde mental no segmento de tecnologia

Entre os profissionais de tecnologia, problemas como Síndrome de Burnout, ansiedade, depressão e sensação de tela azul na mente são muito comuns, mas podem ser evitados.

Em 2021, as colaboradoras da Vibbra! Fernanda Barcelos (Psicóloga e Head Of Tech Recruitment) e Pâmela Cuti Oliveira (Community Mananger) desenvolveram uma pesquisa sobre saúde mental no segmento de tecnologia e seus impactos na pandemia, tendo como base os profissionais da plataforma. 

Em suma, foram feitas 20 perguntas sobre a Síndrome de Burnout – distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo – e obtiveram 60 respostas de profissionais na faixa etária de 18 a 46 anos. A seguir, estes são alguns dos resultados:

  • 53,3% não trabalhavam em home office antes da pandemia;
  • 33,3% dos entrevistados sentiram que a sua demanda aumentou;
  • 33,3% perceberam mudança de rendimento em seu trabalho;
  • 30% dos entrevistados alegaram ter sentido ansiedade durante a pandemia; 
  • 26,7% tiveram a sensação de tela azul, que os impediam de fazer tarefas relativamente simples; 
  • 28,3% dos entrevistados sentiu os olhos tremendo involuntariamente durante a rotina;
  • 75% conversam com seus companheiros quando possuem algum problema pessoal;
  • 38,3% conversa com amigos;
  • 38,3% conversa com familiares;
  • 23,3% procuram um terapeuta ou profissional da saúde; e
  • 20% não costuma conversar com ninguém.

Como manter a sua saúde mental em dia?

Para manter a sua saúde mental em equilíbrio, algumas dicas de prevenção e alívio dos sintomas podem fazer a diferença:

  • Primeiramente, entenda que todas as pessoas precisam dar atenção à saúde mental, inclusive você.
  • Quando algo não está bem com as suas emoções ou com a sua mente, impactando na sua qualidade de vida, é hora de conversar com alguém, especialmente com um profissional especializado. Faça um tratamento específico para o problema apresentado.
  • Inclusive, há serviços de atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública de saúde, na rede privada e em entidades específicas espalhadas em todo o país. Logo, saiba que saúde mental é um direito universal!
  • Desacelere! Tenha horário adequado e flexível para as suas refeições, lazer, trabalho e períodos de sono. 
  • Do mesmo modo, busque novos modelos de trabalho, como o trabalho remoto e o híbrido, com horários flexíveis e diversificação de funções e tarefas. Esta é uma das propostas da Vibbra! para que empresas e profissionais possam ter mais produtividade com uma rotina mais dinâmica de trabalho.
  • Igualmente, invista em uma alimentação saudável e coloque exercícios físicos regulares na sua rotina.
  • Priorize os relacionamentos saudáveis e se desconecte das questões do trabalho em seu horário de descanso.
  • Sobretudo, evite passar horas conectado às redes sociais e o excesso de informações.
  • Faça pausas no trabalho ao longo do dia. Aliás, alongue-se, beba água, faça um lanche, caminhe um pouco, ouça músicas que gosta. 

Então, o que achou das dicas sobre o Janeiro Branco e a importância com os cuidados relativos à saúde mental? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a Vibbra! no Instagram e no LinkedIn, e fique sempre por dentro das novidades!

Blog post criado por Daisy Libório
Conteudista da Vibbra!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    WOW Academia - A Comunidade da WOW Aceleradora

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.