WOW Academia  - A Comunidade da WOW Aceleradora
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual o papel de uma aceleradora após a aceleração?

André Ghignatti
abr. 20 - 2 min de leitura
010

O ecossistema brasileiro de startups vem se fortalecendo dia a dia. Os casos de sucesso são mais frequentes e as alternativas para busca de investimento se multiplicam. Por um lado, isto é muito positivo, mas, por outro, está cada vez mais complicado para o empreendedor menos experiente navegar nesta profusão de alternativas: anjos, VCs, Corporate Ventures, m&a, equity crowdfunding, venture debt, etc. Neste ambiente complexo e muito dinâmico, o processo de captação pode drenar muita energia, tirando o foco dos empreendedores da operação em um momento crítico. Isto, acrescido de uma eventual frustração na captação, pode ser fatal para uma startup menos estruturada.

O trabalho é de fato árduo, são muitos os aspectos a serem considerados. Primeiro, se realmente é o momento de captar ou é melhor focar em buscar receitas com vendas, enquanto ganha confiança em seus processos e métricas para, aí sim, crescer com recursos adicionais. Se decidido pela busca de recurso, é melhor fazer uma dívida ou ceder participação? Para cada opção, novas questões: qual valor buscar e que percentual ceder? Qual a diferença entre um grupo de anjos e uma plataforma de equity crowdfunding? Se for optar por um VC: ele tem track record no meu mercado? É hands on ou apenas acompanha e abre portas? Ele prefere startup com potencial global ou negócios com características regionais e com maiores barreiras de entrada? Nossos objetivos de longo prazo estão alinhados? etc.

Conhecer este ecossistema e as particularidades de cada um dos atores; entender o estágio e a real necessidade de capital da startup; ajudar a escolher o melhor caminho de captação; ajudar a preparar o empreendedor e startup; aproximar a startup dos investidores mais apropriados são algumas tarefas importantes que uma boa aceleradora desempenha, tendo a grande vantagem de contar com a experiência acumulada pelos muitos casos que fazem parte de sua história. Ainda assim, o principal trabalho, e não poderia ser diferente, fica nas mãos dos empreendedores. Por mais facilitada, captação é uma longa jornada, mas, como em toda jornada, ter um bom parceiro ajuda muito.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    WOW Academia - A Comunidade da WOW Aceleradora

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.